segunda-feira, 12 de maio de 2014

Arregaçando o Estado burguês



O brasileiro médio tem uma visão demonizada do ''político''. Compreensível, diante de tantos casos de corrupção e da situação do povo, mas imperdoável para quem deseja saber as origens desses males.

 O senso comum é a ideia do político intrinsecamente corrupto e egoísta, que prejudica direta ou indiretamente por pura pilantragem. Faça um exercício de pensamento, caro leitor: de que adiantaria a um político roubar se pudesse ser descoberto facilmente e não ser reeleito? Não, não... em se falando de bandidagem na política, a situação é bem mais complexa, e o próprio político, embora seja um elemento central, não é o principal.

 Vejamos o caso dos serviços públicos: temos saúde e educação gratuitas de péssima qualidade. Não é um problema recente; remonta à ditadura, quando serviços públicos foram sucateados em nome do setor privado, sendo que a educação pública chegou a receber só 1% do PIB nesse período. Mesmo hoje a investimento nessa área é escasso, insuficiente (ainda que o cenário tenha melhorado bastante entre 2002 e 2013). Para completar, temos bizarrices como Átila Lira, dono do Instituto Camilo Filho - faculdade privada da cidade de Teresina, Piauí - sendo secretário da educação de seu município. Será que ele buscará recursos para as universidades públicas? Claro que não. Coisas semelhantes, como donos de grandes hospitais e clínicas privadas sendo responsáveis por cargos relacionados à prestação pública desses serviços, acontecem em todo canto, e terão a mesma atitude. Isso porque, como empresários, não estão preocupados com o bem-estar do trabalhador; simplesmente querem lucrar. Já está sentindo náuseas, leitor? Se não, deixe-me embrulhar seu estômago mais um pouco.

 O jogo entre a política e a elite empresarial começa na verdade antes de um candidato tomar posse: inicia-se nas eleições. Segundo nossa legislação,  os partidos podem receber parte do dinheiro de suas campanhas por doação de pessoas físicas e jurídicas. Em termos práticos, isso significa que partidos cujas propostas agradem ao empresariado terão muito mais grana para seus comícios e propagandas. Mais visados, provavelmente terão mais chance de ser eleitos pelo povo. Quanto aos partidos menores, os de orientação popular, que recebem apenas a verba estatal e as ínfimas doações que os humildes contribuintes a eles ligados podem dar? Já dizia Chacrinha: quem não se comunica, se trumbica. Esses partidos - e seus candidatos -, que poderiam fazer algo pelo trabalhador, têm uma chance irrisória de conseguir muitos votos, ao menos com uma população tão despolitizada como a nossa (um projeto de lei que tenta combater essa escrotice: trata-se do financiamento público exclusivo das campanhas, sobre o qual você pode ler aqui).

 Quer algo pior? Vamos lá: quase metade do nosso PIB vai embora para pagamentos de juros e amortização da dívida externa. Quase metade das riquezas do país indo para as mãos de banqueiros que enriquecem com especulação e juros exorbitantes. Enquanto isso, escolas, hospitais e outras estruturas mantidas pelo Estado caem aos pedaços. Infelizmente, num artigo curto como esse, não se pode analisar de forma mais profunda a questão do Estado burguês, mas vários alertas podem ser dados: o golpe de 1964 não foi apenas um golpe militar, por exemplo, mas civil-militar, pois teve apoio das elites conservadoras brasileiras e do governo (e burguesia) estadunidense, que se aterrorizaram perante as medidas sociais que o centro-esquerda Jango desejava implantar. A rede Globo, que havia dado todo o apoio midiático possível a Fernando Collor de Melo, voltou-lhe suas armas e fez o povo tirar-lhe do poder quando ele deixou de satisfazer as vontades da toda-poderosa. E muito mais.

 Isso quer dizer que todo empresário é um canalha, ou que todo político corrupto é um mero marionete da burguesia? Evidente que não. Mas serve para tirar da cabeça que o problema do Brasil são ''os políticos''. Eles são só parte do problema. E a politização genuína - de preferência à esquerda - é parte da solução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário